Dicas sobre o banco de dados do Protheus(Totvs)

A grande vantagem do Protheus é que além dele ser bem completo ele é todo customizável, ou seja, você compra a licença do sistema e pode contratar um desenvolvedor para customizá-lo a seu gosto, já imaginou isso ? Já pensou se você pudesse fazer isso com qualquer software que comprasse ou utilizasse ? Pois é, por aí dá para sentir o poder do produto e dá para começar a perceber o porque ele é tão usado no mercado nacional, mas é claro que nem tudo é mil maravilhas e é obvio que esse produto tem seus pontos fracos e particularidades e é exatamente para discutir isso que esse seu amigo DBA aqui escreve esse post.

Clique aqui para ir ao POST original…

Todos os méritos do Post ao Sr. Marcel Inowe

Vejam também:

5 motivos para quem utiliza o Protheus (Totvs) contratar um DBA SQL Server

Protheus – Nomes e Descrições das tabelas do ERP da TOTVS

5 comentários em “Dicas sobre o banco de dados do Protheus(Totvs)”

  1. Bom dia, uma errata no item 3, utilizando seu exemplo: 1 empresa e 9 filiais, o Protheus teria somente uma tabela para cada item, pois o existe campo para as filiais nas tabelas.
    Os cadastros mesmos sendo exclusivos utilizariam a mesma tabela, variando somente o campo de filial.
    O Protheus só teria mais de um cadastro de clientes (exemplo), caso houvesse 2 ou mais empresas.

  2. Outra dica, seria que para criar ou deletar algum indice / campo dentro das tabelas do Protheus, que informasse ao pessoal de desenvolvimento / administração da aplicação, pois os mesmos estarão manipulando as informações dentro do dicionário de dados da aplicação. Com isto evitasse muitos problemas.

Deixe um comentário