O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada e sistemática, que envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. BPM permite que uma organização alinhe seus processos à sua estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta-a-ponta e na geração de valor ao cliente. Desenvolver conhecimento de forma abrangente e integrada, das práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negocio, com a criação de uma cultura organizacional para a obtenção de resultados através de processos otimizados e da melhoria contínua.
A importância de avaliar a cultura e o medo da mudança na implementação de BPM
Alguns links:
ABPMP – Brasil
iProcess – Soluções em tecnologia
Business Process Model And Notation (BPMN)
BPMN: Modelando corretamente o fluxo de sequência de atividades
BPMN: demonstrando a continuidade de processos
BPMN: Diferenças entre eventos de Link, Message e Signal
Desmistificando tipos de tarefas em BPMN: Tarefas de envio e recebimento
Desmistificando tipos de tarefas em BPMN: Tarefas automáticas
Desmistificando tipos de tarefas em BPMN: Tarefa Abstrata, Tarefa de Usuário e Tarefa Manual
Gerenciando a execução de processos com (ou sem) um BPMS
Estudo de caso: Boas práticas no uso de gateways em BPMN
Plataformas BPM: Como um mesmo requisito pode ser atendido de formas diferentes